Em 2022 a quantidade de veículos com ocorrência de furto, roubo, adulterados e clonados que foram recuperados pela PRF na Bahia já chega a expressiva marca de 180 unidades, o que correspondente a média de 2,5 veículos por dia.
Uma caminhonete VW/Saveiro 1.6 com ocorrência de roubo registrada em janeiro 2012, foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final da tarde de sexta-feira (11), em Manoel Vitorino (BA). Um homem foi preso por receptação.
Equipe da PRF realizava fiscalização de combate a criminalidade na altura do quilômetro 710 da BR 116, quando resolveu abordar uma Saveiro, de cor cinza, que estava estacionada em frente a uma oficina mecânica às margens da via.
Durante a vistoria na caminhonete, os PRFs constataram indícios de adulterações nos elementos de identificação veicular e perceberam que o carro circulava com placas clonadas.
Após consulta ao sistema de dados, os agentes verificaram se tratar na realidade de um veículo roubado em janeiro/2012, em Salvador (BA). Essa modalidade de troca de placas é utilizada para tentar ‘burlar’ fiscalizações da polícia.
O responsável pelo veículo foi identificado e ele relatou que comprou a caminhonete há cerca de 30 dias na cidade de Poções (BA). Disse também que a negociação foi realizada mediante troca em uma motocicleta usada e mais o pagamento em dinheiro no valor de 7.000 reais.
Em seguida, o motorista foi preso em flagrante delito e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, para formalização dos procedimentos da lavratura do flagrante. Inicialmente, ele responderá pelo crime previsto no art. 180 (Receptação) do Código Penal.
SISTEMA SINAL – Para cadastrar casos de roubo ou furto de veículos, as pessoas podem acessar o site www.prf.gov.br/sinal e inserir informações sobre o crime e as características do automóvel. De imediato, uma mensagem é enviada para os celulares dos policiais que estejam mais próximos da ocorrência, para auxiliar na recuperação do veículo. Vale ressaltar que o registro no sistema não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
Fonte: Núcleo de Comunicação Social – SPRF/BA
Polícia Rodoviária Federal