O INSS vai usar robôs para tentar reduzir a fila de espera. A ideia é agilizar a avaliação de benefícios que, por algum motivo, foram negados. A tecnologia será usada naqueles documentos que hoje são anexados ao processo de forma manual – um por um. Por exemplo, a cópia do processo administrativo, o laudo da perícia médica e os formulários de insalubridade. Ou seja, por enquanto a inteligência artificial está prevista apenas na operação administrativa. Os robôs não vão dizer se fulano ou sicrano tem direito a uma aposentadoria ou pensão. Este processo de automatização dos documentos ainda não tem data para começar. O fato é que o INSS tem sobre a mesa quase dois milhões de pedidos em fase inicial para serem analisados.
-
Compartilhe
INSS convoca robôs para tentar zerar a fila
Pode ser do seu interesse
Promoções seguem disponíveis até 27 de agosto nas plataformas digitais, com pacotes, passagens e hospedagens para diferentes destinos nacionais.
Quem quer viajar pelo Brasil ainda pode aproveitar as ofertas do Feirão do Turismo. As promoções, com descontos de até 30% em pacotes, hospedagens e passagens, ficam disponíveis até o dia 27 de agosto nas plataformas digitais do evento.
O feirão encerrou sua etapa presencial em São Paulo no último fim de semana, durante o...
Aviação na região Nordeste tem melhor mês de julho da história
Com 3,79 milhões de passageiros no mês, aeroportos nordestinos batem recorde e refletem crescimento do turismo e de eventos regionais.
A aviação no Nordeste bateu recorde em julho de 2025. Quase quatro milhões de passageiros passaram pelos aeroportos da região, o melhor resultado da história para o mês. São mais de 117 mil viajantes a mais em comparação com julho do ano passado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil.
De janeiro a julho, já são mais de 23...
Mais de 1,6 milhão de beneficiários foram ressarcidos por descontos indevidos
Quase todos os que aderiram ao acordo (98,5%) já receberam os valores de volta. E o governo federal vai abrir, em breve, uma nova fase para incluir aposentados e pensionistas que contestaram os descontos e receberam respostas com assinaturas falsificadas por parte das entidades. Esses beneficiários também terão direito ao ressarcimento.
Mais de 1,6 milhão de beneficiários do INSS já foram ressarcidos por descontos indevidos em seus benefícios. O valor foi devolvido a...
Haddad diz que tarifaço afetará 4% das exportações brasileiras
Metade poderá ter destino alternativo por serem commodities
Pedro Peduzzi e Andreia Verdélio – Repórteres da Agência Brasil
© Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o tarifaço norte-americano afetará 4% das exportações brasileiras, mas que, desse total, 2% já terão um destino alternativo. A declaração foi dada nesta terça-feira (5) durante a 5ª reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social...