Alerta é direcionado a pessoas que adquirem telefones com restrição. A notificação é enviada por meio do programa Celular Seguro. A mensagem informa que existe um alerta por roubo, furto ou extravio no IMEI, que é a identidade do aparelho, e pede que o usuário acesse o site do Celular Seguro para saber como regularizar a situação. Saiba como se prevenir.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) começou a enviar notificações via WhatsApp para celulares com alerta de roubo, furto ou perda. Quando o aparelho nessas condições é religado, ele recebe uma mensagem de alerta.
A notificação é enviada por meio do programa Celular Seguro. A mensagem informa que existe um alerta por roubo, furto ou extravio no IMEI, que é a identidade do aparelho, e pede que o usuário acesse o site do Celular Seguro para saber como regularizar a situação.
O objetivo, segundo o governo federal, é alertar usuários que compraram aparelhos com restrição. Quem receber a notificação deve acessar o site do programa e comparecer a uma delegacia para regularizar a situação. Se não apresentar nota fiscal ou prova de que fez o alerta, o celular deve ser devolvido.
Antes da compra, também é possível consultar se o aparelho tem alguma restrição por roubo ou furto. No site do Celular Seguro, é só ir no campo “celulares com restrição” e verificar o IMEI que aparece nas informações do aparelho. Se tiver tudo certo, aparece a mensagem “IMEI sem restrições”.
De acordo com o governo, esse sistema visa restituir os aparelhos às vítimas e coibir o comércio ilegal de celulares no país.
Acesse mais informações em gov.br/celularseguro
Fonte: Rádio Gov