Brasil e Mundo Destaque

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas vai até 30 de novembro: saiba como participar

Dívidas envolvendo atraso de cartão de crédito, cheque especial e consignado serão negociadas com condições especiais; confira lista de bancos participantes

Imagem: Divulgação

Até dia 30 de novembro, ocorre a 2ª edição anual do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. O objetivo é ajudar o consumidor a renegociar dívidas bancárias sob condições especiais e reequilibrar suas finanças, além de desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco.

Consumidores de todo o país podem negociar, com condições especiais, dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito — que não possuam bens dados em garantia nem dívidas prescritas. Parcelamento, descontos no valor da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento são algumas das soluções oferecidas pelos bancos, de acordo com sua política de crédito.

Interessados na ação poderão contactar os canais oficiais das instituições credoras para realizar uma negociação direta. Também é possível fazer as negociações pelo portal ConsumidorGovBr, mas é necessário ter conta Prata ou Ouro.

Realizada desde 2019, a ação é uma iniciativa conjunta da Febraban, Banco Central do Brasil, Senacon e Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e Procons de todo o país, e ocorre, tradicionalmente, duas vezes ao ano. Durante a última edição, em março, mais de 1,4 milhão de contratos em atraso foram renegociados junto a bancos e instituições financeiras.

 

Reportagem, Henrique Fregonasse

Brasil61

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados