Cotidiano

Estudo aponta redução na violência contra jovens em Vitória da Conquista

Município diminuiu em 40% o número de homicídios contra jovens, descendo do 13° para o 54° lugar na classificação

Estudo desenvolvido pelo Governo Federal, em todo o território nacional, a respeito das taxas da violência cometida especificamente contra a população jovem revelou que, nos últimos anos, Vitória da Conquista caiu do 13° para o 54º lugar, entre as cidades brasileiras com população superior a 100 mil habitantes. Entre 2010 e 2011, o número de homicídios cometidos contra jovens, no município, diminuiu quase 40%.

Segundo o coordenador municipal de Juventude, Rudival Maturano, a redução desses índices de violência contra a juventude pode ser considerada o resultado mais visível de uma série de políticas públicas voltadas diretamente para essa fatia da população. A começar pela opção da Prefeitura por criar a Coordenação de Juventude, que tem como função intermediar o diálogo entre os diversos segmentos desse setor da população, pondo-os em contato com outras instâncias da sociedade. “Estamos sempre em diálogo com o poder público, as forças policiais e a juventude que vive na periferia”, observou Rudival.

Além do papel ocupado pela coordenação, há outras iniciativas em andamento, como o recém-iniciado programa federal Estação Juventude, destinado a jovens de 15 a 29 anos. “O espaço já está aberto, oferecendo serviços para a juventude”, disse o coordenador. O programa, considerado estratégico pelo Governo Federal, é destinado a criar um espaço de convivência, conexões e referências das políticas públicas, capaz de informar, orientar e encaminhar seu público-alvo a programas, serviços e ações que garantam direitos.

Outro instrumento, o Estatuto da Juventude, foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em agosto de 2013. O documento dispõe sobre os direitos dos jovens, sobre as diretrizes das políticas brasileiras e sobre o estabelecimento do sistema nacional de juventude. Trata-se de um marco relevante para a história de lutas e reconhecimento dos jovens como sujeitos de direitos. Um dos méritos da iniciativa foi tornar a política de garantia dos direitos e diretrizes da juventude uma obrigação do Estado, independentemente da vontade dos governos.
*Secom

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados