Um em cada dez brasileiros ainda mantêm o hábito de fumar. É o que revelam os dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 2014. Os números, divulgados pelo Ministério da Saúde, representam uma queda de 30% no total de fumantes no país nos últimos nove anos. Ainda de acordo com o estudo, o consumo de cigarros no Brasil é maior na faixa entre 45 anos e 54 anos de idade e menor entre jovens com idade entre 18 e 24 anos. O tabagismo é responsável por 200 mil mortes todos os anos no Brasil. O hábito também responde por 90% dos casos de câncer de pulmão no país, sendo que, entre o restante, um terço é fumante passivo. Esse tipo de tumor é considerado o mais letal e umas das principais causas de mortes. A estimativa do governo é que mais de 27 mil novos casos de câncer de pulmão sejam registrados no país este ano.
-
Compartilhe
Cai o número de brasileiros que fumam
Pode ser do seu interesse
Taxa de hospitalização por Covid-19 teve maior proporção no Nordeste
De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, na sequência está o Centro-Oeste, com 5,5%
A taxa de hospitalização entre pessoas que afirmaram ter sido infectadas pelo vírus que transmite a Covid-19 teve maior proporção no Nordeste brasileiro. Na região, a taxa foi de 7,6%. Na sequência está o Centro-Oeste, com 5,5%. Os dados constam na pesquisa “Epicovid 2.0, divulgada pelo Ministério da Saúde.
Em relação à vacinação, o estudo revela que há uma adesão de...
O Ministério da Saúde da Rússia anunciou nesta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer, em parceria com vários centros de pesquisa. O imunizante será distribuído gratuitamente a pacientes russos.
A vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), semelhante à utilizada nas vacinas contra Covid-19. Ela atua de forma a permitir que o sistema imunológico “receba instruções precisas para identificar e combater células específicas. Segundo informou o site do Centro...
Brasil bate recordes no combate à aids com ampliação de diagnóstico e prevenção
País alcança a menor taxa de mortalidade por aids da história e amplia acesso à profilaxia contra o HIV. Brasil também atinge metas globais da ONU, destacando avanços no enfrentamento da epidemia.
De acordo com o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (11), o Brasil registrou a menor taxa de mortalidade por aids desde 2013, com 3,9 óbitos por 100 mil habitantes em 2023. Além disso, o número de usuários da Profilaxia...
Saúde convoca para Dia D de Mobilização contra a Dengue no sábado (14)
Agentes de saúde farão visitas em todo o país para orientar a população sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti; meta do Ministério da Saúde é eliminar focos dentro das casas, onde estão 75% dos criadouros.
O Ministério da Saúde promove, neste sábado (14), o Dia D de Mobilização contra a Dengue. Agentes de saúde farão visitas em todo o país para orientar a população sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A principal meta, de acordo...