Com a proximidade do inverno e, consequentemente, a queda na temperatura há uma diminuição da infestação do mosquito Aedes aegypti – responsável por transmitir a dengue e a febre Chikungunya. Segundo estudos, ele não sobrevive a essas condições climáticas. Mas, a população deve continuar atenta! Segundo o último Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Programa de Controle de Endemias, no mês de maio, o índice da dengue no município está em 4,9%. Até o dia 27 de maio, foram notificados 276 casos suspeitos para dengue e Chikungunya, destes 102 foram positivos para dengue, 55 negativos, 2 indeterminados, 117 aguardam resultado e nenhum caso positivo para Chikungunya. O levantamento, que é realizado nos imóveis residenciais e comerciais e em terrenos, é feito pelos agentes de endemias. Eles recolhem as larvas do mosquito para que sejam avaliadas em laboratório para identificar se é do Aedes aegypti. Das larvas positivas, 100% foram encontradas nas residências.
-
Compartilhe
Índice da dengue chega a 4,9% em Vitória da Conquista
Pode ser do seu interesse
Taxa de hospitalização por Covid-19 teve maior proporção no Nordeste
De acordo com pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, na sequência está o Centro-Oeste, com 5,5%
A taxa de hospitalização entre pessoas que afirmaram ter sido infectadas pelo vírus que transmite a Covid-19 teve maior proporção no Nordeste brasileiro. Na região, a taxa foi de 7,6%. Na sequência está o Centro-Oeste, com 5,5%. Os dados constam na pesquisa “Epicovid 2.0, divulgada pelo Ministério da Saúde.
Em relação à vacinação, o estudo revela que há uma adesão de...
O Ministério da Saúde da Rússia anunciou nesta semana que desenvolveu uma vacina contra o câncer, em parceria com vários centros de pesquisa. O imunizante será distribuído gratuitamente a pacientes russos.
A vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), semelhante à utilizada nas vacinas contra Covid-19. Ela atua de forma a permitir que o sistema imunológico “receba instruções precisas para identificar e combater células específicas. Segundo informou o site do Centro...
Brasil bate recordes no combate à aids com ampliação de diagnóstico e prevenção
País alcança a menor taxa de mortalidade por aids da história e amplia acesso à profilaxia contra o HIV. Brasil também atinge metas globais da ONU, destacando avanços no enfrentamento da epidemia.
De acordo com o novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (11), o Brasil registrou a menor taxa de mortalidade por aids desde 2013, com 3,9 óbitos por 100 mil habitantes em 2023. Além disso, o número de usuários da Profilaxia...
Saúde convoca para Dia D de Mobilização contra a Dengue no sábado (14)
Agentes de saúde farão visitas em todo o país para orientar a população sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti; meta do Ministério da Saúde é eliminar focos dentro das casas, onde estão 75% dos criadouros.
O Ministério da Saúde promove, neste sábado (14), o Dia D de Mobilização contra a Dengue. Agentes de saúde farão visitas em todo o país para orientar a população sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A principal meta, de acordo...
Tem que fazer rondas com o carro fumace pra inibir mas os mosquito principalmente na lagoa das bateias a infestação de mosquito e além das estatística…