Mais uma vez, ao unir o tradicional forró pé de serra ao talento dos artistas regionais, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, garantiu o sucesso da sexta edição do Festival de Forró, que teve a sua grande final na noite dessa quarta-feira, 17. A competição, que integra o Forró Pé de Serra do Piripiri 2015, visa resgatar as tradições juninas e incentivar a produção musical em âmbito local e regional. “Esse festival prestigia e valoriza os compositores da cidade. E a intenção do Governo Municipal é justamente essa: fazer com que os próprios compositores assumam o protagonismo desta festa como autores de canções que enaltecem o verdadeiro forró pé de serra”, salientou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso. Com isso, os vinte e um candidatos disputaram a preferência de uma equipe de jurados formada por músicos e produtores culturais. A sanfona, o triângulo e a zabumba não tiveram descanso durante a noite. Dando vida às canções inéditas trazidas pelos artistas, os instrumentos não deixaram o arrasta-pé parar até a divulgação do resultado, inclusive, com o show de um dos principais artistas da nossa cidade, Evandro Correia, cantando Luiz Gonzaga e Trio Nordestino. A expectativa foi grande entre os músicos, os jurados e o público. O festival teve início na quarta-feira, 10, e desde então passou por três etapas eliminatórias, de onde saíram as composições finalistas. O primeiro lugar ficou para Rony Barbosa, que interpretou a música de sua autoria intitulada “Lamento para Dominguinhos”. Bastante emocionado com a vitória, ela revelou: “Estou muito feliz. É uma emoção muito grande poder participar deste festival pela segunda vez. Ano passado, fiquei em terceiro lugar. Eu não esperava vencer, assim com tanta gente boa, com tantos talentos que essa cidade tem. Fico feliz demais por ter ganhado e por participar disso aqui, que é maravilhoso”. Cainã Barbosa, que deu voz a “Meu Paraíso”, de sua própria autoria, ficou com o segundo lugar da competição. O artista reconhece que o Festival de Forró é importante para o resgate do forró pé de serra. “Fico muito feliz que a Prefeitura esteja trazendo de volta, resgatando o valor do forró pé de serra e a essência dele que é a sanfona, a zabumba e o triângulo. Estou muito satisfeito”. Para Luiza Saldanha, que conquistou o terceiro lugar com “Fina Flor”, composta por ela própria, o Festival também revela novos talentos. “Acho muito legal esse festival porque dá oportunidade para as pessoas fazerem a sua música e mostrarem o seu trabalho. Tem muita meninada boa aí essa nova geração de forrozeiros. Eles estão nos surpreendendo e o festival é um incentivo muito bom”, afirmou.*Secom
-
Compartilhe
Festival de Forró premia artistas regionais
Pode ser do seu interesse
Inmet publica alerta de tempestade para Vitória da Conquista nesta quarta, 5
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta amarelo que prevê perigo potencial de tempestade para Vitória da Conquista e para grande parte do país a partir desta quarta-feira (5).
De acordo com o alerta, a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar em até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
A Coordenadoria Municipal...
A água represada em uma obra do município no bairro Panorama tem chamado a atenção por quem passa pelo local e nas redes sociais já há registros de moradores reclamando.
O período de chuvas do final de 2025 já começou, mas as obras de drenagem de águas pluviais no bairro não acabaram. O resultado disso é o acumulo excessivo, transformando a área em um pequeno lago, denominado por populares de “piscinão do Panorama”.
Não bastasse os transtornos que podem ocorrer, caso haja um...
Falhas no sistema elétrico provocam interrupções e afetam abastecimento em Vitória da Conquista
A Embasa informa que o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista está em regularização nesta terça (21) após interrupções provocadas por falhas no fornecimento de energia elétrica que totalizaram quase 15 horas desde o início das chuvas.
O processo de regularização é sempre gradativo, pois é preciso encher novamente as tubulações e reservatórios e alguns imóveis podem ter o fornecimento de água normalizado em até 72 horas, caso não sejam...
Chuvas em Vitória da Conquista causam transtornos e danificam obras em andamento
As esperadas chuvas de final de ano começaram a cair na cidade de Vitória da Conquista. Muita alegria para o sertanejo que vem convivendo com a estiagem, mas não apenas isso. Sempre que as chuvas começam, preocupações com prejuízos ressurgem, pois a infraestrutura do município (na cidade ou no campo) é insuficiente para absorver os impactos que as chuvas em maior volume podem causar.
Como o vídeo mostra, as chuvas provocaram prejuízos nas obras que a Prefeitura executa na avenida...










