Mais uma vez, ao unir o tradicional forró pé de serra ao talento dos artistas regionais, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, garantiu o sucesso da sexta edição do Festival de Forró, que teve a sua grande final na noite dessa quarta-feira, 17. A competição, que integra o Forró Pé de Serra do Piripiri 2015, visa resgatar as tradições juninas e incentivar a produção musical em âmbito local e regional. “Esse festival prestigia e valoriza os compositores da cidade. E a intenção do Governo Municipal é justamente essa: fazer com que os próprios compositores assumam o protagonismo desta festa como autores de canções que enaltecem o verdadeiro forró pé de serra”, salientou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso. Com isso, os vinte e um candidatos disputaram a preferência de uma equipe de jurados formada por músicos e produtores culturais. A sanfona, o triângulo e a zabumba não tiveram descanso durante a noite. Dando vida às canções inéditas trazidas pelos artistas, os instrumentos não deixaram o arrasta-pé parar até a divulgação do resultado, inclusive, com o show de um dos principais artistas da nossa cidade, Evandro Correia, cantando Luiz Gonzaga e Trio Nordestino. A expectativa foi grande entre os músicos, os jurados e o público. O festival teve início na quarta-feira, 10, e desde então passou por três etapas eliminatórias, de onde saíram as composições finalistas. O primeiro lugar ficou para Rony Barbosa, que interpretou a música de sua autoria intitulada “Lamento para Dominguinhos”. Bastante emocionado com a vitória, ela revelou: “Estou muito feliz. É uma emoção muito grande poder participar deste festival pela segunda vez. Ano passado, fiquei em terceiro lugar. Eu não esperava vencer, assim com tanta gente boa, com tantos talentos que essa cidade tem. Fico feliz demais por ter ganhado e por participar disso aqui, que é maravilhoso”. Cainã Barbosa, que deu voz a “Meu Paraíso”, de sua própria autoria, ficou com o segundo lugar da competição. O artista reconhece que o Festival de Forró é importante para o resgate do forró pé de serra. “Fico muito feliz que a Prefeitura esteja trazendo de volta, resgatando o valor do forró pé de serra e a essência dele que é a sanfona, a zabumba e o triângulo. Estou muito satisfeito”. Para Luiza Saldanha, que conquistou o terceiro lugar com “Fina Flor”, composta por ela própria, o Festival também revela novos talentos. “Acho muito legal esse festival porque dá oportunidade para as pessoas fazerem a sua música e mostrarem o seu trabalho. Tem muita meninada boa aí essa nova geração de forrozeiros. Eles estão nos surpreendendo e o festival é um incentivo muito bom”, afirmou.*Secom
-
Compartilhe
Festival de Forró premia artistas regionais
Pode ser do seu interesse
Curso de Atendimento Pré-Hospitalar capacita bombeiros e policiais em Vitória da Conquista
Entre os dias 21 e 25 de julho, a cidade de Vitória da Conquista sediou mais uma edição do Curso Básico de Atendimento Pré-Hospitalar (CBAPH) – Região Sul. A capacitação reuniu 26 bombeiros militares e quatro policiais militares, que participaram de uma intensa programação com 40 horas de instruções teóricas e práticas.
Durante o curso, os participantes aprimoraram técnicas essenciais de atendimento em situações de emergência.
A iniciativa reforça a importância da...
Saiba como solicitar atendimento jurídico especializado gratuito em Conquista
Escritório de Assistência Jurídica da Faculdade Anhanguera conta com suporte na área cível às pessoas hipossuficientes
Programação acontece de segunda a sexta, no bairro Boa Vista
Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento social e auxiliar os moradores de Vitória da Conquista e região que não têm condições de pagar um advogado, a Faculdade Anhanguera está oferecendo novos atendimentos jurídicos gratuitos neste segundo semestre.
A programação do Núcleo de...
Festival Suíça Bahiana realiza edição de 15 anos com o lema “Enquanto houver som”
Evento gratuito acontece em outubro e já tem Black Pantera e Nenhum de Nós entre as atrações confirmadas
Nos dias 18 e 19 de outubro, Vitória da Conquista volta a pulsar no ritmo da música independente com a realização do Festival Suíça Bahiana (FSB). O lema deste ano — “Enquanto houver som” — traduz o espírito de resistência, reinvenção e transformação que move o projeto desde sua criação, em 2010.
Com programação gratuita no Centro de Cultura Camillo de...
Prefeitura inicia estudos para criação do Complexo Produtor de Inhobim, um marco para o desenvolvimento regional
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista deu início, nesta segunda-feira (4), às tratativas para a criação do Complexo Produtor de Inhobim, um projeto de grande envergadura que promete transformar o cenário econômico e social do município e região.
O projeto contempla a construção da barragem do Rio Pardo, com um reservatório estimado em 434 milhões de metros cúbicos de água, e prevê o aproveitamento hídrico para múltiplos fins, incluindo abastecimento humano...