Carro- chefe do programa Pacto pela Vida (PPV), as Bases Comunitárias de Segurança (BCS), além dos projetos educacionais que aproximam a polícia de comunidades carentes, têm se mostrado reveladoras de grandes esportistas. Depois dos campeões no boxe (BCS/Fazenda Coutos) e do karatê (BCS/Rio Sena), cinco alunos do projeto “Luta Cidadã-Jiu-Jitsu”, coordenado pela BCS de Vitória da Conquista, em parceria com a Pastoral do menor Nossa Senhora das Graças, ganharam medalhas na Copa Black Belt, realizada no dia 7 de junho de 2015, naquele município. Os alunos Arthur Sousa, 13 anos, e David Silva, 14, conquistaram o topo do pódio, nas categorias infantojuvenil e juvenil, respectivamente. Já Diogo Santos (infantojuvenil), 13, e Paulo Sérgio (infantil), 11, ficaram em segundo lugar nas suas categorias, além de Jaílson Santos, que levou pra casa a medalha de bronze na disputa da categoria infantil. “Estimulamos sempre nossas crianças para o caminho do bem, através de atividades lúdicas como as artes marciais”, ressaltou o comandante da BCS de Vitória da Conquista, capitão PM Hilderim dos Santos Tomaz. Explicou ainda que o projeto já dura 10 meses, atende a crianças e adolescentes entre oito e 14 anos, com o intuito de ensinar jiu-jitsu, com foco no autocontrole, na disciplina e na cidadania. As aulas são realizadas três vezes por semana, na pastoral, com cerca de 40 crianças, que se revezam em dois turnos, sempre opostos aos horários escolares. O treinamento é feito pelos profissionais voluntários Omar Maron e Adílson Costa, com a supervisão dos soldados PM Uiliam Alves, Luiz da Costa e Luciano Marques, todos praticantes da arte marcial. “O principal objetivo do projeto é a prevenção do envolvimento dessas crianças com práticas ilícitas e a construção de uma aproximação saudável entre a polícia e a comunidade”, afirmou Costa. *SSP/BA
-
Compartilhe
Base Comunitária de Segurança (BCS) de Conquista garante campeões
Pode ser do seu interesse
Vigilância Sanitária apreende cerca de 600 kg de produtos vencidos em mercado
A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) de Vitória da Conquista apreendeu, nesta quinta-feira (13), cerca de 600 quilos de produtos impróprios para consumo, com data de validade vencida, em mercado da zona urbana.
Nesta ação, a Vigilância Sanitária recolheu tanto itens alimentícios quanto produtos de limpeza. Segundo dados da própria Visa, em 2025 já foram apreendidos cerca de 7 mil quilos de produtos vencidos, nas zonas urbana e rural.
A Coordenação da...
Festa Literária de Ipiaú debate cultura, educação e ancestralidade com autores convidados.
Bate-papos, cordéis, oficinas, apresentações musicais e lançamentos de livros marcaram o segundo dia da 1ª Festa Literária de Ipiaú (Flipiaú). Os espaços voltaram a ficar lotados, com destaque para as participações do escritor e jornalista Jean Wyllys e da líder indígena Nádia Akawã. O evento em homenagem ao centenário de Euclides Neto segue até o dia 14.
Jean Wyllys veio à Bahia...
Por volta das 04h45min desta quinta-feira (14), a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar foi procurada pelos avós maternos de uma menor de apenas dois meses, que chegaram ao quartel em completo desespero relatando que a criança estava engasgada e com sinais de obstrução das vias aéreas.
Diante da urgência, a guarnição de serviço sob comando do Coordenador de Área o Sgt PM Ferreira, que realizou imediatamente os procedimentos de primeiros socorros, aplicando a manobra de...
Vitória da Conquista sedia Fórum de Empregabilidade com foco na inclusão e geração de oportunidades
Nesta sexta-feira (14), Vitória da Conquista recebe o Fórum de Empregabilidade, evento voltado à inclusão social e ao fortalecimento das políticas de trabalho no município. A iniciativa é da Agenda Bahia do Trabalho Decente, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Ministério Público do Trabalho e Prefeitura Municipal, com apoio do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região.
A entrada...











esse é o modelo de segurança pública que a sociedade quer, a polícia que não chegar apenas para a repressão mas que chegar p/ promover mudança, modificações nas comunidades, e consequentemente a prevenção do crime.
Bonito projeto. Parabéns à Base Comunitária e à Pastoral do Menor.