Levantamento indica que 143 pessoas foram assassinadas no Brasil, a cada dia, durante o ano passado. Os homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, lideraram as estatísticas do estudo desenvolvido pelo portal G1, com base em dados das secretarias da Segurança dos 26 estados mais o Distrito Federal. Foram registradas mais de 52 mil ocorrências desta natureza no período – crescimento de 3,8% na comparação com 2013.
O índice registrado para cada 100 mil habitantes ficou em 25,81, o que configura, de acordo com a OMS, a Organização Mundial de Saúde, um “nível de epidemia”. O destaque negativo entre os estados ficou com Alagoas, com 61,8 mortes. A pesquisa apontou ainda mais de 4 mil óbitos em decorrência de confrontos com a Polícia Militar e latrocínios, quando ocorre o roubo seguido de morte.
Diante deste cenário, o Ministério da Justiça pretende lançar um pacto nacional até o fim deste ano. A ação objetiva reunir medidas e metas contra a violência armada e promover um acordo entre União, estados e municípios.