A atenção à criança e ao adolescente em Vitória da Conquista tem sido uma constante desde 1997. Com ela vem o fortalecimento da rede de proteção dos direitos do público infantojuvenil. Destaque para: o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, implantado pelo Governo Municipal, em 2015, e que reúne serviços jurídicos e socioassistenciais.
Sabendo desse cuidado, o coordenador regional da Polícia Civil de Vitória da Conquista, Marcus Vinícius Moraes, veio buscar o apoio da Prefeitura Municipal para a implantação de uma delegacia especializada na apuração de atos infracionais cometidos por adolescentes. Acompanhado do juiz da Vara da Infância e da Juventude, Juvino Henrique Brito, e do promotor da mesma Vara, Marcos Coelho, o delegado foi recebido pelo prefeito Guilherme Menezes e pela secretária de Desenvolvimento Social, Kátia Freitas, na tarde da última sexta-feira, 4, no Gabinete Civil.
Segundo o delegado, um projeto piloto está sendo elaborado para enviar aos órgãos estaduais competentes. “Por termos um Governo Municipal que está atento a estas questões, viemos expor o assunto e solicitarmos que um núcleo seja instalado no Centro Integrado para facilitar o trâmite dos processos e dar um suporte a família desses adolescentes. Será um grande benefício para a cidade e dará bons frutos”, argumentou Marcus Vinícius.
O prefeito se mostrou disposto em conceder um espaço no Centro Integrado e ressaltou a importância desse atendimento diferenciado. “É uma sensibilidade importante e o senhor está de parabéns. Para mim, é uma felicidade poder contar com a parceria de representantes como os senhores, focados no propósito humano e justo”, declarou Menezes.
Outro equipamento que dará melhor comodidade às famílias de adolescentes que cometem atos infracionais será a construção da Unidade de Internação Provisória e Permanente para Adolescentes. O Município já doou um terreno de 22 mil m² à Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). “Para não penalizarmos essas famílias, também estamos viabilizando o estudo de solo do terreno a fim de agilizarmos a implantação deste equipamento”, informou o prefeito.
Na oportunidade, o delegado agradeceu a Administração Municipal pelos serviços de infraestrutura realizados no Disep. *Secom
ja passou da hora de Vitória da Conquista ter um lugar para abrigar esses marginais para que assim eles não não volte para casa depois cometer seus crimes
ACHO SUPER JUSTO TEM QUE COMEÇAR A DAR UM BASTA NESSES ADOLESCENTES QUE ESTAO TOCANDO O TERROR NA SOCIEDADE.