Após a saída de Arlindo Rebouças, ex-secretário de Agricultura, e outras mudanças no secretariado, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, parecia não ter nenhum nome que pudesse assumir a Secretaria de Serviços Públicos, antes comandada por Esmeraldino Correia, considerado o “super-secretário”, pois mesmo com muitos tropeços e críticas permanece sendo o de maior confiança do Prefeito.
Já é sabido que o novo secretário de Serviços Públicos será o jovem tucano Ivan Cordeiro. Ele tem sido um militante de oposição ao PT, sendo candidato a vereador na última eleição. No primeiro turno esteve com Arlindo Rebouças, depois, como era esperado, apoiou incondicionalmente Pereira. Inicialmente ele assumiu uma coordenação, sendo pouco aproveitado no Governo. Entretanto, uma articulação para tirar Arlindo da liderança do PSDB local proporcionou a maior oportunidade para Cordeiro.
Segundo fontes, Ivan Cordeiro foi um dos principais responsáveis em convencer partidários e os caciques tucanos baianos para tirar o poder de Rebouças. E foi o que ocorreu, para felicidade do prefeito, o qual não tem apreço pelo ex-vereador.
Fontes informam que Ivan acreditava que poderia ser secretário de Agricultura, mas a sua articulação lhe premiou com uma das três principais secretarias, sendo talvez a que lhe dará oportunidade de ser conhecido pelo povão.
Ivan Cordeiro é um bom nome. Além de jovem, é preparado. Entretanto, seu desempenho depende das condições dadas pelo prefeito, ou seu destino poderá ser o mesmo de um dos seis secretários exonerados.