Acontece no próximo final de semana, 21 e 22, em Salvador, a Conferência Estadual do PCdoB. O encontro vai reunir filiados e simpatizantes da sigla de todas as regiões do estado no Hotel Sol Bahia, em Patamares, e contará com a presença do governador Rui Costa. O PCdoB de Vitória da Conquista será representado por 17 delegados. O partido passou, recentemente, pela renovação de seu Comitê Municipal, sendo eleito para presidência o professor Elias Dourado, que substituiu o advogado e ex-vereador, Andreson Ribeiro.
Não é a primeira vez que Elias comanda a sigla. “Voltar a presidir um PCdoB vitorioso como o de Conquista, composto de pessoas lutadoras pelo desenvolvimento de nosso município, como nosso deputado Fabrício Falcão, é uma honra e um desafio. Nosso partido está a serviço do povo de Conquista e nosso objetivo é retomar o caminho do desenvolvimento com inclusão social. Fazemos um chamamento à construção de um novo projeto popular para Conquista, no qual o PCdoB dialoga com todos os segmentos sociais dos mais amplos espectros de lideranças políticas comprometidas com um novo futuro pra nossa comunidade com geração de trabalho, renda e cidadania pra todos os conquistenses”, afirmou o presidente.
Para o deputado Fabrício Falcão (PCdoB), a nova composição mantém a diversidade que o PCdoB sempre valorizou, com quadros variados. “Temos na direção do PCdoB de Conquista comunistas que atuam em várias frentes: movimento de mulheres, estudantil, sindical, cultural, negro, quilombola, LGBT+ entre outros. Enfim, um reflexo bem próximo da sociedade. É dessa forma que podemos dialogar com mais fidelidade aos anseios da população”, disse o parlamentar.
Origem no movimento estudantil – O novo presidente, Elias Dourado, é filiado ao PCdoB desde 1981. Em 1978, foi preso pela Ditadura, quando participava da reorganização da UNE em Belo Horizonte. Elias é Farmacêutico Bioquímico graduado pela UFBA e possui mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UnB. É professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) desde 1984 e já desempenhou funções administrativas na Uesb e na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
Em 2007, passa a integrar o Governo Jaques Wagner, atuando em diversas frentes. Desde 2014 ocupa a função de diretor-geral da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), cargo em que permaneceu no governo Rui Costa. Nesse período, participou da equipe que cuidou da Copa do Mundo 2014 e da Olimpíada 2016 na Bahia quando foram implantados o novo Estádio de Pituaçu, com sua usina de energia solar, a Nova Fonte Nova, o Centro Panamericano de Judô, o Ginásio de Cajazeiras e a nova Piscina Olímpica da Bahia.
No PCdoB é membro do Comitê Estadual e dirige atualmente o departamento Estadual de Quadros João Amazonas.