Que o Teorema de Pitágoras está relacionado ao comprimento dos lados do triângulo retângulo já aprendemos desde a Educação Básica. Mas, por trás dele, existem outras histórias menos conhecidas sobre a matemática. Com o objetivo de desmistificar essas histórias de uma forma dinâmica e atraente, discentes do quarto semestre do curso de licenciatura em Matemática da Uesb, campus de Vitória da Conquista, produziram um vídeo para umas das disciplinas práticas do curso. Agora, o vídeo concorre à premiação no 3º Festival de Vídeos da Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Segundo a docente Ana Paula Perovano, que coordenou a disciplina “Prática como Componente Curricular 2”, a utilização e produção de vídeos em suas aulas foi pensada na intenção de atrelar o ensino da matemática às tecnologias, cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, possibilitando, assim, que os futuros professores levem mais dinamismo para as salas de aula e, consequentemente, mais motivação para que os alunos se interessem pela matemática.
“Foram elaborados quatro vídeos [um de cada grupo da turma] e disponibilizados para os alunos assistirem e comentarem, demarcando os pontos positivos e negativos. Essa análise dos vídeos possibilita um olhar crítico por parte do aluno para a escolha de: qual vídeo escolher para abordar referido conteúdo; quais questionamentos poderão ser propostos para os alunos; que atividades propor a partir dos dados apresentados nos vídeos”, explicou Perovano. A docente lembrou ainda que os discentes ficaram mais empolgados com a atividade devido ao fato de, em 2018, outra turma do curso ter o vídeo premiado por votação popular no mesmo Festival.
A equipe participante da competição é composta por cinco integrantes, um deles é Mateus Teixeira, que ressaltou a importância das atividades desempenhadas no curso para o processo formativo mais humanizado dos futuros professores. “O curso tem desmistificado muitas coisas que carregamos em nossa bagagem escolar. A matemática não é composta só por números. Seremos futuros professores e, por isso, não adianta sermos lapidados somente a demonstrar teoremas e/ou realizar cálculos”. Além de Mateus, o vídeo finalista foi produzido pelos estudantes Adriele Moreira, Aline Pacheco, Bruna Laís Hinterholz e Samuel Alves.
Sobre o Festival – O evento é uma iniciativa do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática à Distância” da Unesp, que consiste em um ambiente virtual de compartilhamento de vídeos com conteúdo matemáticos e se encerra em um evento presencial onde ocorrem palestras, mostras de vídeos e a cerimônia de premiação dos vídeos mais votados pelo júri popular e pelo júri especializado.
Com grande adesão por parte de professores e alunos de vários estados do país, o Festival já faz parte do calendário de eventos anuais da Educação Matemática e, esse ano, acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nos dias 5 e 6 de setembro. A votação do júri popular está sendo contabilizada, até o dia 3 de setembro, por meio da quantidade de curtidas dos vídeos no canal oficial do Festival no YouTube. Para conferir o vídeo da equipe da Uesb é só clicar aqui.
*Ascom Uesb