Pedidos de benefícios do INSS terão que ser analisados em no máximo 90 dias. O governo assinou um termo com o ministério público federal se comprometendo a acelerar a análise de documentação na previdência social. Por lei, o prazo de espera é de 45 dias, mas na prática os segurados esperam meses pela concessão de um benefício. Os prazos serão de acordo com o tipo de solicitação ao INSS. Para o auxílio-doença, por exemplo, a previdência terá até 45 dias para dar a resposta. Quem aguarda na fila por uma pensão por morte, o prazo do INSS será de 60 dias. Já para quem entrou com o pedido de aposentadoria, o máximo acordado pelo governo será 90 dias. No acordo também está fixado o prazo de 45 dias para que o INSS realize uma perícia médica após o agendamento. O supremo tribunal federal ainda vai homologar o acordo que só começa a valer seis meses após a aprovação da suprema corte. O acordo também suspende todas as ações judiciais no STF que questionam o atraso na análise de benefício do INSS. No mês passado, a fila do INSS registrou mais de um milhão e 800 mil pedidos aguardando pelo resultado.
-
Compartilhe
INSS promete (de novo) zerar filas de pedidos de aposentadoria
Pode ser do seu interesse
Diretor-geral da PF discute enfrentamento ao crime organizado no Fórum de Lisboa
Evento internacional reúne autoridades brasileiras e europeias para debater segurança pública e cooperação institucional
Lisboa/Portugal. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, participou nesta sexta-feira (4/7) do painel “Segurança Pública e Federalismo Cooperativo: Enfrentando as Organizações Criminosas”, durante o XIII Fórum de Lisboa.
O painel contou com a presença de Paulo Gustavo Gonet Branco, procurador-geral da República; Tarcísio de...
STF homologa acordo para devolver descontos indevidos a aposentados
O ressarcimento vai ser feito de forma administrativa para quem teve desconto irregular entre março de 2020 e março de 2025. O pagamento começa no dia 24 de julho.
O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou o acordo que garante a devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS.
O entendimento foi firmado entre a Advocacia-Geral da União, INSS, Ministério da Previdência, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal e a Ordem...
Rede 5G já alcança 70% da população e chega a mais de 1.500 cidades
Expansão da tecnologia é impulsionada por leis municipais atualizadas, crédito do Fust e parceria entre Ministério das Comunicações e Anatel. Governo busca ampliar conectividade em todo o país.
A rede 5G já está presente em mais de 1.500 cidades brasileiras e alcança 70% da população. Os dados são da Conexis Brasil Digital e refletem os avanços na implantação da nova geração de conectividade móvel.
O crescimento da cobertura resulta da atuação conjunta do...
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios sociais pagos a pessoas em situação de vulnerabilidade estejam sendo usados de forma ilegal ou direcionados ao crime organizado.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social desmentiu uma fake news que circula nas redes sociais afirmando que recursos do Bolsa Família estariam sendo desviados para o narcotráfico. A informação é falsa.
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios...