Pedidos de benefícios do INSS terão que ser analisados em no máximo 90 dias. O governo assinou um termo com o ministério público federal se comprometendo a acelerar a análise de documentação na previdência social. Por lei, o prazo de espera é de 45 dias, mas na prática os segurados esperam meses pela concessão de um benefício. Os prazos serão de acordo com o tipo de solicitação ao INSS. Para o auxílio-doença, por exemplo, a previdência terá até 45 dias para dar a resposta. Quem aguarda na fila por uma pensão por morte, o prazo do INSS será de 60 dias. Já para quem entrou com o pedido de aposentadoria, o máximo acordado pelo governo será 90 dias. No acordo também está fixado o prazo de 45 dias para que o INSS realize uma perícia médica após o agendamento. O supremo tribunal federal ainda vai homologar o acordo que só começa a valer seis meses após a aprovação da suprema corte. O acordo também suspende todas as ações judiciais no STF que questionam o atraso na análise de benefício do INSS. No mês passado, a fila do INSS registrou mais de um milhão e 800 mil pedidos aguardando pelo resultado.
-
Compartilhe
INSS promete (de novo) zerar filas de pedidos de aposentadoria
Pode ser do seu interesse
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios sociais pagos a pessoas em situação de vulnerabilidade estejam sendo usados de forma ilegal ou direcionados ao crime organizado.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social desmentiu uma fake news que circula nas redes sociais afirmando que recursos do Bolsa Família estariam sendo desviados para o narcotráfico. A informação é falsa.
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios...
Regulamentada a nova Lei de Cotas com critérios específicos para negros, indígenas e quilombolas
Decreto define regras para aplicação de 30% de reserva de vagas em concursos públicos federais. Norma já vale para o Concurso Nacional Unificado.
O governo federal regulamentou a nova Lei de Cotas com a publicação do Decreto nº 12.536, de 27 de junho. A norma determina a reserva de 30% das vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados da administração pública federal para pessoas negras, indígenas e quilombolas.
A divisão das vagas é de 25% para...
Microcrédito estimula abertura de pequenos negócios no Brasil; programas de financiamento contam com recursos do Banco da Amazônia
Entre as medidas está o “BASA Acredita”, programa de financiamento que oferece condições especiais para mulheres, moradores do Norte e empreendedores em situação de vulnerabilidade
Entre janeiro e março de 2025, o Brasil registrou a abertura de 1.407.010 pequenos negócios. É o que revela levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O destaque foi para a categoria de microempreendedores individuais (MEIs), que correspondem a 78% do...
São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão
© Divulgação/Polícia Federal
O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento de dois prefeitos da Bahia suspeitos de desvio de emendas parlamentares na quarta fase da Operação Overclean, deflagrada nesta sexta-feira (27) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Foram afastados cautelarmente de suas funções os prefeitos dos municípios baianos de Ibipitanga, Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, e...