O INSS terá um maior prazo legal para conceder benefícios. O supremo tribunal de federal autorizou que a previdência dobre de 45 para 90 dias o tempo para dar resposta sobre um pedido de aposentadoria. Este prazo é válido para a concessão de aposentaria por tempo de serviço, por idade e o benefício de prestação continuada, pago para idosos e deficientes de baixa renda. A medida não vale para benefícios por invalidez, como o auxílio-doença. A espera por pensões por morte passa a ser de 60 dias e do salário-maternidade 30 dias. O INSS junto com a advocacia geral da união, informaram, por meio de nota, que a medida permite acabar com a fila de espera por novos benefícios. Hoje, mais um milhão e 800 mil pessoas aguardam uma resposta da previdência. A espera por uma aposentadoria pode levar mais de três meses. A medida também pode livrar o INSS de pagar multa por conceder aposentadoria com atraso.
-
Compartilhe
INSS poderá atrasar ainda mais concessão de aposentadoria
Pode ser do seu interesse
Rede 5G já alcança 70% da população e chega a mais de 1.500 cidades
Expansão da tecnologia é impulsionada por leis municipais atualizadas, crédito do Fust e parceria entre Ministério das Comunicações e Anatel. Governo busca ampliar conectividade em todo o país.
A rede 5G já está presente em mais de 1.500 cidades brasileiras e alcança 70% da população. Os dados são da Conexis Brasil Digital e refletem os avanços na implantação da nova geração de conectividade móvel.
O crescimento da cobertura resulta da atuação conjunta do...
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios sociais pagos a pessoas em situação de vulnerabilidade estejam sendo usados de forma ilegal ou direcionados ao crime organizado.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social desmentiu uma fake news que circula nas redes sociais afirmando que recursos do Bolsa Família estariam sendo desviados para o narcotráfico. A informação é falsa.
Segundo o MDS, não há qualquer evidência de que os benefícios...
Regulamentada a nova Lei de Cotas com critérios específicos para negros, indígenas e quilombolas
Decreto define regras para aplicação de 30% de reserva de vagas em concursos públicos federais. Norma já vale para o Concurso Nacional Unificado.
O governo federal regulamentou a nova Lei de Cotas com a publicação do Decreto nº 12.536, de 27 de junho. A norma determina a reserva de 30% das vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados da administração pública federal para pessoas negras, indígenas e quilombolas.
A divisão das vagas é de 25% para...
Microcrédito estimula abertura de pequenos negócios no Brasil; programas de financiamento contam com recursos do Banco da Amazônia
Entre as medidas está o “BASA Acredita”, programa de financiamento que oferece condições especiais para mulheres, moradores do Norte e empreendedores em situação de vulnerabilidade
Entre janeiro e março de 2025, o Brasil registrou a abertura de 1.407.010 pequenos negócios. É o que revela levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O destaque foi para a categoria de microempreendedores individuais (MEIs), que correspondem a 78% do...