A televisão pública da Bahia e o SescTV, canal do Sesc São Paulo, se uniram para oferecer uma programação ainda mais diversa para a população. A partir desta segunda-feira (4/10), a TVE passa a exibir em sua programação filmes, séries, documentários, shows e espetáculos de diversas linguagens artísticas, através desta parceria que inclui a possibilidade de programas e produções da TVE Bahia serem exibidas pelo SescTV.
A música, especialmente a brasileira, em sua diversidade e com representatividade de vários lugares, terá espaço garantido em programas como “Sonora Brasil”, “Passagem de Som” e “Instrumental Sesc Brasil”. Apresentações de artistas renomados e de outros não tão conhecidos, mas sempre com muita qualidade, enriquecerão ainda mais a programação musical da TVE Bahia.
Para o telespectador baiano já entrar no clima, neste mês de outubro, a emissora vai exibir no “Sonora Brasil” da quinta-feira, 07, às 16h, o show do grupo baiano Raízes do Samba de Tocos. Formado principalmente por camponeses que vivem na região da antiga Fazenda de Tocos, município de Antônio Cardoso, no interior da Bahia, o grupo, liderado pelo Mestre Satu, apresenta-se em eventos locais, geralmente de caráter profano, e em algumas festividades religiosas, principalmente as ligadas a São Cosme e São Damião.
Pra quem gosta de dança, o programa “Dança Contemporânea”, segundas às 15h30 e sextas às 16h, mostra as principais companhias brasileiras, a partir de coreografias e entrevistas com diretores, coreógrafos e bailarinos. Já no Super Libris, nas sextas às 17h30, será possível conhecer os caminhos da criação do livro, técnicas e estilos literários, críticas, influências e referências de escritores novos e consagrados.
Entre os documentários, integrando a programação especial da TVE no ano do centenário de Paulo Freire, o grande destaque é a série “Paulo Freire, um homem do mundo”, do diretor Cristiano Burlan, que será exibida toda terça às 16h, com 5 episódios, em homenagem ao pensador brasileiro que é a maior referência mundial na educação.
No dia 15 de outubro (sexta-feira), às 17h, o documentário sobre o ciclo de produção do cacau em Ilhéus, na Bahia, ganha destaque na série “Coleções”, com o tema Ciclos da Terra. A produção aborda desde o plantio até o chocolate, além de comentar a crise do cacau e a tentativa de transformar a região em um polo de produção de chocolate.
Os diferentes aspectos do processo de envelhecimento no século XXI serão retratados na série “Envelhecer”, que vai ao ar nas quartas às 16h e nas quintas às 17h. A produção aborda a terceira idade e traz depoimentos sobre o processo de envelhecimento, os apelos midiáticos relacionados, os problemas econômicos e os desafios para enfrentar essa realidade.
Ao longo do ano, diversos outros conteúdos do SescTV poderão ser assistidos na programação da emissora pública baiana.
SescTV
O SescTV é o canal cultural do Sesc São Paulo que reconhece a arte e o meio audiovisual como um potente recurso agregador à transformação social, uma das missões da instituição. Desde maio de 2006, o Sesc São Paulo assumiu integralmente o SescTV, canal de televisão anteriormente gerido pelo Sesc e Senac (Rede STV), cuja programação é composta por documentários, espetáculos, filmes e discussões críticas em série sobre sociedade e cultura, e diversas linguagens artísticas.
O canal tem como proposta a democratização ao acesso de conteúdos e inovação artística, somando-se a modelos de ação cultural no âmbito socioeducativo. Destinado a todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais, busca valorizar a reflexão por meio de expressões e modos diversos de pensar, agir e sentir.
Disponível gratuitamente – e sem necessidade de cadastro – na internet e em operadoras de TV por assinatura, em várias regiões do país, o SescTV pode ser assistido por meio de diversos suportes de mídia, incluindo vídeo sob demanda no site https://sesctv.org.br.
Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia