O repórter Henrique Carmo conversou com o economista, especialista em macroeconomia, Cesar Bergo, sobre a economia brasileira neste ano que passou. Ouça.
Analisando o cenário econômico do país, o brasileiro passou por poucas e boas no ano de 2021. A população sentiu no bolso na hora de ir ao supermercado, abastecer o carro e pagar a conta de luz. De acordo com o economista Cersar Bergo, o ano que passou foi crítico para a economia no país afetando severamente o orçamento das famílias.
“Passado ano de 2021, um ano difícil; um pouco melhor que 2020, mas muitas novidades na economia: uma inflação que não parava de crescer, juros que o Banco Central vem aumentando, fechando o ano a um juro de 9,25, o dólar também um valor bastante alto. E aí, as famílias com baixa renda e um desemprego muito elevado. Então é um cenário muito difícil para a economia. Mas, com certeza, 2022 vai ser um ano bem melhor. A inflação agora no mês de dezembro já começou a apresentar um comportamento declinante, mas ainda alto de 2 dígitos. Preocupante.”