. Opinião e Artigos

Opinião do Frarlei Nascimento: DESINTELIGÊNCIA: prisão de Prisco dá munição para oposição e promove candidatura indesejada do grevista

DESINTELIGÊNCIA: prisão de Prisco dá munição para oposição e promove candidatura indesejada do grevista

Na política a lei tornou-se maleável a conveniência. Pelo menos é o que parece que está acontecendo no caso da crise na Segurança Pública da Bahia. Não se pode negar, que desde a greve de 2012, a assessoria do Governo demonstra falhas no controle das negociações com os PM’s. Prova disso foi a falta de argumentos para dar fim a uma greve, utilizando de provas Maquiavélicas apelativas, como a conversa de David Salomão com Marco Prisco, tirando a discussão argumentativa e transformando-a em imperativa midiática. Naquele momento houve abusos de alguns policiais. Mesmo assim, os verdadeiros militares se sentiram humilhados e ridicularizados, porém o Governo comemorou com uma mega operação hollywoodiana montada para prisão de Prisco e Salomão, aqueles que “ameaçavam a segurança nacional”.

Passaram às eleições, prisco tornou-se vereador, e meses depois o Governo inicia uma negociação com os militares que prometiam uma provável greve. Inacreditavelmente, a Monarquia Baiana senta-se com o então, denominado por eles mesmo como criminoso, Marco Prisco, para negociar melhorias para os policiais baianos. Não há acordo e os militares deflagram a greve no dia 15 de abril. Inicia-se o caos. A população baiana revive os dias de horror como em 2012. Wagner vai para imprensa afirmar que não cederá a pressão, mas, em menos de 72h, recua e entra em acordo com os policiais representados por Prisco. Entre os pontos acordados o Governo promete que não haverá retaliação.
É anunciado o fim da greve e Wagner vai para TV comemorar. Ele chega a declarar que já se pode pensar em outro carnaval neste ano, mas ressalta que o exercito permanecerá em SSA até que a situação se normalize. Seria o beijo de Judas em plena Semana Santa?

Inesperadamente uma equipe da PF, o Seal brasileiro, usa o mais moderno aparato para prender Prisco e abduzi-lo para Brasília. Imediatamente quase toda tropa baiana para e diz ter sido traída. Somente o pedido de Prisco, por meio dos advogados, fez com que os policiais voltassem as atividades, mas a passo de tartaruga. Nessa hora faltou coragem as autoridades, e sobrou para as assessorias de imprensa para justificarem a suposta traição. Lógico, o Ministério Público assumiu a responsabilidade, alegando que o grevista estava ameaçando a ordem, a segurança Nacional, fazendo algo inconstitucional.

Neste momento, líderes políticos, OAB, Associações, Sindicatos, Policiais de todo país e ONGs se juntam, mesmo com opiniões diferentes, para garantirem direitos ou defenderem Prisco, ao Lado de seus advogados Leonardo Mascarenhas, Dinoemerson Tiago e Vivaldo do Amaral.

Já existe uma articulação na Câmara Federal para que os advogados sejam convidados a apresentarem numa audiência pública dentro do Congresso Nacional as alegações da defesa do vereador Marco Prisco, e em especial, as reais condições da prisão do grevista. Nesta mesma audiência será discutido “a situação dos Policiais e bombeiros militares e as políticas públicas desenvolvidas pelo governo atual em prol dessas categorias profissionais e da segurança pública”. Ou seja, a greve que as “forças ocultas” tentaram colocar sobre Prisco o fazem entrar como tema imprescindível diante da situação atual da Segurança Pública.

O mais idiota foi a discussão sobre os 30% do efetivo policial das ruas. Pela lei, tanto invocada pelo Governo baiano, PM não pode fazer greve. Onde já se viu cobrar legalidade do ilegal? Como dizia o slogan de ACM: Só se vê na Bahia…

O pior foi a falta de articulação a ponto de não tirar Prisco das negociações logo no início. Era simplesmente alegar que com “criminoso” não se negocia. E porque o MP permitiu que essa negociação com o “ameaçador da Ordem Nacional” ocorresse. Nessa ótica o Governo foi, no mínimo, omisso.

Quem não sabe que o orgulho de muitos foi ferido e por isso a estratégia política foi vencida pelo ego provocando a prisão desastrosa de Prisco?

Não deveria ser assim, mas temos que admitir: se Prisco gastaria R$ 1 em sua eleição a Deputado, afirmo que agora ele não precisará se esforçar para ser eleito, o Governo indiretamente parece que já trabalha por ele.

Por Frarlei Nascimento /

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados