Com a justificativa para conter despesas públicas com o pagamento de pensão por morte, o governo quer elevar as exigências e estabelecer um tempo mínimo de casamento ou união estável para dar direito ao benefício pago pela Previdência Social. Presume-se que o governo também quer fixar regras para limitar o valor das pensões para as chamadas “viúvas ricas” – os beneficiários de renda mais elevada. Nesses casos, será feita uma análise antes da concessão do benefício, para avaliar se há necessidade de pagamento integral da pensão. A estratégia é barrar a expansão desses gastos, que nos últimos anos têm crescido cerca de R$ 8 bilhões anualmente. Cálculos do governo estimam uma economia de R$ 100 bilhões até 2030. O governo avalia que há pouca regulação para esse benefício no Brasil, diferentemente do que ocorre em muitos países, onde há prazo de carência para a pensão ser paga, limites por idade e pagamento de valor parcial do benefício, por exemplo.
-
Compartilhe
Governo estuda regras para restringir pensão por morte
Pode ser do seu interesse
PREVISÃO DO TEMPO: Chuvas no interior oeste nesta terça-feira (13) no Nordeste
Há previsão de poucas nuvens para o sertão nordeste e de chuvas intensas para o interior oeste; temperaturas variam entre 24°C e 38°C
A previsão do tempo para a Região Nordeste do país, nesta terça-feira (13), indica céu de muitas nuvens para a maior parte da região e de poucas nuvens para o sertão nordeste ao longo do dia. Há previsão de chuvas isoladas para o interior oeste da região, assim como para o litoral norte e sul a partir da noite, além de previsão de chuvas intensas...
Vigilância Sanitária apreende cerca de 600 kg de produtos vencidos em mercado
A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) de Vitória da Conquista apreendeu, nesta quinta-feira (13), cerca de 600 quilos de produtos impróprios para consumo, com data de validade vencida, em mercado da zona urbana.
Nesta ação, a Vigilância Sanitária recolheu tanto itens alimentícios quanto produtos de limpeza. Segundo dados da própria Visa, em 2025 já foram apreendidos cerca de 7 mil quilos de produtos vencidos, nas zonas urbana e rural.
A Coordenação da...
Festa Literária de Ipiaú debate cultura, educação e ancestralidade com autores convidados.
Bate-papos, cordéis, oficinas, apresentações musicais e lançamentos de livros marcaram o segundo dia da 1ª Festa Literária de Ipiaú (Flipiaú). Os espaços voltaram a ficar lotados, com destaque para as participações do escritor e jornalista Jean Wyllys e da líder indígena Nádia Akawã. O evento em homenagem ao centenário de Euclides Neto segue até o dia 14.
Jean Wyllys veio à Bahia...
Por volta das 04h45min desta quinta-feira (14), a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar foi procurada pelos avós maternos de uma menor de apenas dois meses, que chegaram ao quartel em completo desespero relatando que a criança estava engasgada e com sinais de obstrução das vias aéreas.
Diante da urgência, a guarnição de serviço sob comando do Coordenador de Área o Sgt PM Ferreira, que realizou imediatamente os procedimentos de primeiros socorros, aplicando a manobra de...











Os bons exemplos de outros países o governo brasileiro não copia.
Isso é para sobrar mais dinheiro para os políticos corruptos.
Se obrigassem os corruptos a devolver o dinheiro subtraído dos cofres públicos daria para pagar muitos anos de pensão às viúvas ricas.
Fora corruPTos!!!
Disse tudo jornando,nao podemos,aceitar isso . Tem que cortar a pensão deles