Destaque Saúde

Cães “sem teto” acampados na praça dos Verdes

A presença de muitos cães abandonados na praça Nossa Senhora dos Verdes, Bairro Brasil, não apenas chama a atenção de transeuntes. O fato vai muito além do aspecto curioso, é uma questão de saúde pública. Demonstra o quanto somos incapazes de cuidar dos nossos animais de estimação – se bem que seus antigos donos não deviam considerá-los assim. Diante dessa situação, surge a necessidade de intervenção por parte do poder público.

A população corre risco com a presença de tantos animais soltos nas ruas. Por não terem abrigo, estão sujeitos a todo tipo de doença. Podem se tornar agressivos e ferirem pessoas.

DSC_0084E

Podemos perceber que o nível de respeito e cuidado que temos com os animais domésticos é muito baixo. Existe uma parcela da população que não aprendeu a respeitar a vida de animais como gatos, cães, pássaros.  E são insensíveis para perceber que, se não há condições de oferecer os cuidados que eles necessitam, melhor não tê-los.

É impressionante também que as ações do poder público (não apenas o municipal) são insuficientes para controlar a proliferação de animais em tais condições. Campanhas de vacinação, castração etc. sem que haja conscientização da coletividade, visando a uma mudança cultural, não é o bastante.

Na nossa cidade os casos de mau trato acontecem também com animais de grande porte como os que são utilizados  para transporte de carga. Recentemente a reportagem do Blitz Conquista tomou conhecimento de que uma égua era acoitada, enquanto puxava uma carroça carregada, e pariu em plena Avenida Integração.

Essa questão é complexa e requer tempo, estudo e recurso, mas o que deve ser feito imediatamente é a remoção de tantos animais que vagueiam pelas vias públicas da nossa cidade, para que transtornos piores não aconteçam.

Banner Seu Menu (NÃO APAGAR)

banner-seumenu-blitz

manuel-importados