Os eleitores que não compareceram e não explicaram a ausência à Justiça Eleitoral nas eleições gerais do último domingo (5) podem apresentar a justificativa até dezembro deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para apresentar as razões pelo qual não se votou, em cada turno, é de até 60 dias – 4 de dezembro no caso do primeiro turno. As pessoas aptas a votar que não compareceram às suas seções nas eleições de 2014, também podem optar por pagar multa, de R$ 3,51. Basta se dirigir a um cartório eleitoral com o título de eleitor. Sem comprovar o cumprimento da obrigações eleitorais, o eleitor fica impedido de exercer alguns direitos como: inscrever-se em concurso público; ser empossado em cargo público; obter carteira de identidade ou passaporte; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial; obter empréstimos em bancos oficiais; e participar de concorrência pública ou administrativa. De acordo com o TSE, mesmo sem votar ou justificar no primeiro turno, o eleitor não fica impedido de votar no segundo turno. Caso ele não participe e não apresente justificativa, terá mais 60 dias para explicar-se à Justiça.
-
Compartilhe
Eleitores que não votaram tem até 4 de dezembro para se jusitificar
Pode ser do seu interesse
Na Bahia, Lula anuncia investimentos na indústria naval e em fábrica de fertilizantes
Cerimônia marca a retomada de atividades do Estaleiro Enseada, a contratação de embarcações pela Petrobras e a construção de 80 balsas.
O presidente Lula participou, nesta quinta-feira (9), em Maragogipe, na Bahia, do anúncio de novos investimentos na indústria naval do estado e na retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, a Fafen.
O evento marca o retorno das atividades do Estaleiro Enseada, que estava parado há cerca de dez anos. A Petrobras vai contratar seis novas...
Presidente celebra aprovação de projeto que zera IR para 10 milhões de brasileiros
Projeto de Lei que isenta do pagamento de Imposto de Renda mais de 10 milhões de trabalhadores com renda de até R$ 5 mil foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados na noite dessa quarta-feira (1º). Presidente Lula ressalta que resultado é vitória compartilhada pelo Governo do Brasil, por deputadas e deputados e pelos movimentos sociais. Texto segue agora para o Senado.
Promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Projeto de Lei que isenta do...
Isenção do Imposto de Renda deve dominar agenda do Congresso esta semana
Anistia, regulamentação da reforma tributária e PEC da Segurança também estão no radar dos parlamentares
A pauta do Imposto de Renda deve dominar os trabalhos esta semana no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados busca recuperar a imagem junto à sociedade e dar resposta ao Senado, que recentemente aprovou projeto do senador Renan Calheiros sobre a isenção do IR, avalia o cientista político e professor da Fundação Getúlio Varga (FGV), Eduardo Grin.
“Até tudo indica que a...
Congresso inicia semana com foco em anistia, PEC da Blindagem e CPMI do INSS
Anistia aos atos de 8 de janeiro, PEC da Blindagem e investigações da CPMI do INSS dominam a pauta legislativa, enquanto projetos sobre saneamento e regulação das big techs avançam em comissões
A semana legislativa, no Congresso Nacional, deve ser marcada por debates acalorados em torno de três temas centrais: a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, a PEC da Blindagem — que limita a abertura de processos contra parlamentares — e os desdobramentos da CPMI do...