Bahia Notícias – O PSDB da Bahia vai travar em 2018 uma batalha para sobreviver com representação na Câmara dos Deputados e pode sair do pleito ainda menor. Essa perspectiva não é de alguém externo, mas de um representante do partido que conhece as agruras a que deve se submeter a sigla para manter as três cadeiras atuais no Legislativo federal, com a iminente saída do ministro Antônio Imbassahy dos quadros da legenda e a virtual candidatura de Jutahy Magalhães Jr. para o Senado. Pelas contas, apenas João Gualberto permaneceria como um candidato com certo grau de competitividade, já que até mesmo a reeleição de Jutahy Jr. não é considerada certa – tanto que a tentativa dele migrar para a chapa majoritária seria uma saída honrosa para um parlamentar com mais de 30 anos de Câmara. Ainda assim, ter Jutahy na chapa liderada por ACM Neto (DEM) como candidato a governador não traria tantos votos no interior, uma necessidade do prefeito de Salvador para fazer contraposição à tentativa de reeleição de Rui Costa (PT). Jutahy está longe de ser considerado um agregador no processo, segundo avaliam aliados. Alçá-lo a uma vaga ao Senado – ou até mesmo como vice – seria um prêmio de consolação pelos relevantes serviços. O primordial é combinar com ACM Neto, o que deve demorar para acontecer, já que o prefeito aponta só falar sobre o assunto no próximo ano. Há apostas de que o deputado estadual Adolfo Viana poderia ascender para uma candidatura a deputado federal, porém até esse projeto é avaliado com cautela no núcleo tucano – ainda mais com a possibilidade do Supremo Tribunal Federal barrar as coligações proporcionais nas eleições de 2018, após o Congresso Nacional adiar esse fim para 2020. Com força limitada no cenário baiano, o PSDB perde musculatura política para brigar por uma vaga na chapa de ACM Neto, em um nível de desgaste menor do que o do PMDB, porém mensurável do ponto de vista eleitoral. O trunfo dos tucanos – que também pode ser uma sina – é a candidatura à presidência da República, atualmente cogitada para ser capitaneada pelo prefeito de São Paulo, João Doria Jr., ou pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Caso a aliança entre PSDB e DEM se mantenha no cenário nacional, não seria impossível prever que os tucanos consigam negociar espaço para a chapa do próximo ano com ACM Neto. No entanto, o próprio DEM não descarta ter uma candidatura própria ao Palácio do Planalto em 2018. O cenário parece estar longe de ser favorável para o PSDB da Bahia nas eleições futuras. Este trecho integra o comentário desta quarta-feira (4) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Irecê Líder FM e Clube FM.
-
Compartilhe
Tucanos já admitem ficar de fora da chapa de ACM Neto em 2018
Pode ser do seu interesse
Entenda a PEC da Segurança: proposta prevê integração entre forças e padroniza combate ao crime
Proposta de Emenda à Constituição (PEC) busca integrar polícias e órgãos de segurança em todo o país, garantir financiamento estável e padronizar dados para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, enviada pelo Governo do Brasil ao Congresso Nacional em abril de 2025, pretende dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública, criado em 2018.
Segundo o Ministério da Justiça e...
Gabriela Garrido cobra mais fiscalização sobre grandes geradores de resíduos e homenageia professores
Durante a sessão desta quarta-feira (15) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a vereadora Gabriela Garrido (PV) fez uma homenagem ao Dia do Professor, destacando a importância dessa profissão para a formação da sociedade, mas lamentando que ainda seja desvalorizada no país.
“Essa profissão é fundamental na vida de todos nós, mas infelizmente ainda muito desvalorizada. Meu respeito e gratidão a todos os professores e professoras”, disse.
Em seguida, a parlamentar...
Na Bahia, Lula anuncia investimentos na indústria naval e em fábrica de fertilizantes
Cerimônia marca a retomada de atividades do Estaleiro Enseada, a contratação de embarcações pela Petrobras e a construção de 80 balsas.
O presidente Lula participou, nesta quinta-feira (9), em Maragogipe, na Bahia, do anúncio de novos investimentos na indústria naval do estado e na retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, a Fafen.
O evento marca o retorno das atividades do Estaleiro Enseada, que estava parado há cerca de dez anos. A Petrobras vai contratar seis novas...
Presidente celebra aprovação de projeto que zera IR para 10 milhões de brasileiros
Projeto de Lei que isenta do pagamento de Imposto de Renda mais de 10 milhões de trabalhadores com renda de até R$ 5 mil foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados na noite dessa quarta-feira (1º). Presidente Lula ressalta que resultado é vitória compartilhada pelo Governo do Brasil, por deputadas e deputados e pelos movimentos sociais. Texto segue agora para o Senado.
Promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Projeto de Lei que isenta do...










