Nesta sexta-feira (16) comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, celebrado desde 1981 em mais de 150 países como uma data fundamental na conscientização da população sobre questões como nutrição e alimentação. A data também marca os 75 anos de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Esse ano o tema é “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. As nossas ações são o nosso futuro.”
Aqui na Bahia, por meio de uma série de programas e ações, o Governo do Estado tem atuado no combate à fome da população mais vulnerável. Por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), ações como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e os Restaurantes Populares chegaram a milhões de baianos e baianas.
De janeiro a outubro de 2020, o PAA distribuiu quase 4 milhões de quilos de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Através do programa, um direito primordial, que é o direto à alimentação, foi garantido para quase 200 mil famílias nos quatro cantos da Bahia.
Na outra ponta de atuação do programa, o PAA Leite garantiu leite de qualidade para cerca de 30 mil famílias baianas, durante os 10 meses de 2020. Foram distribuídos mais de 5 milhões de litros de leite em 86 municípios da Bahia. O leite é entregue à famílias em situação de vulnerabilidade, abrigos, asilos, entre outras instituições devidamente cadastradas no programa.
O secretário de justiça, direitos humanos e desenvolvimento social do estado, Carlos Martins, lembra que “em 2020, o Dia Mundial da Alimentação ganha uma importância ainda maior diante dos 75 anos da FAO e do prêmio Nobel da Paz entregue ao Programa Mundial de Alimentos da ONU”. Martins afirma que “isso reforça a importância de garantir alimentação saudável e digna para a população”.
Ainda com o objetivo de garantir o fortalecimento e a oferta de alimentos pelo programa durante a pandemia, a SJDHDS entregou, entre os meses de março e setembro de 2020, um kit com 50 veículos e equipamentos para a execução do programa nos municípios. A ação é fruto de uma parceria com o Ministério da Cidadania, gestor dos programas.
Em Salvador, duas unidades do Restaurante Popular, instaladas nos bairros do Comércio e da Liberdade, garantem almoço nutritivo e de qualidade para milhões de pessoas. Apenas em 2020 foram servidas mais de 1.095.462 refeições ao custo de apenas R$ 1,00.